terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Atalaia 19/Jan e sua 2ª. Festa Astronómica 2008

Neste sábado de luar, 19/01/2008, o entusiasmo astronómico e festivo voltou à Atalaia com a presença de 26 novos e habituais amantes da astronomia. É bom observar que, com e sem luar, o local não sendo o excepcional para observações astronómicas, vai atraindo cada vez mais entusiastas.

Quando cheguei, por volta das 20:30, já lá se encontravam alguns Srs. e, até à meia-noite, foram aparecendo os restantes.

Registei as seguintes presenças: Alberto Fernando, Alcino Pacheco, Anselmo Dias, António Moreira, António Santos e Eduardo Santos, Carlos Gouveia, Coto Rosado, Filipe Alves e Rute, Francisco Gomes, Henrique Ferreira, João Gregório, João L.Pedro, José Ribeiro, Licínio Almeida, José Pinto, Luís Evangelista, Marcelo Gracias, Mariana e seu pai Vítor Vargas, Marina Simões, Paulo Pina, Rui Silva, Rui Tripa e Vítor Ferreira.

Foram muitos os equipamentos astronómicos transportados para o local, nomeadamente, telescópios de 15” a 3”, conjuntos câmaras-portáteis. Quanto aos meios de transporte motorizados, estes ocuparam grande espaço do astronódromo Atalaico!

Embora o luar, algumas nuvens altas e a muita humidade tenham afectado as observações mais desejadas, a boa estabilidade ou pouca turbulência permitiu observar pelos telescópios e não só, alguns objectos muito interessantes. Pela observação da Lua, dos planetas, das nebulosas possíveis, da resolução de algumas estrelas duplas e múltiplas e, principalmente pelo contentamento geral, considerei a noite astronómica esplêndida.

Quanto às observações, realço a separação das estrelas Sirius A e B, dedicando-lhes o pequeno “historial” que o momento merece.

Assim:
- Não contando com o Sol, Sirius é a estrela mais brilhante do céu e situa-se a 8.6 anos-luz de distância. É 20 vezes mais luminosa que o nosso astro-rei e, aproximadamente, 2,5 mais maciça. Em 1862, Alvan G.Clark observou e verificou que Sírius é um sistema binário!?. À segunda estrela observada atribuí-lhe o nome de Sírius B, fazendo dele o seu primeiro observador e, simultaneamente, da anã branca que mais perto se encontra da Terra. Sirius B emite uma luminosidade cerca de 10 000 vezes inferior à estrela principal, tem um diâmetro aproximado ao do nosso planeta mas a sua massa é comparável à do Sol.

A parte desinteressante que me muito gosto me dá relatar ! :

- Desde 1894 que têm sido, aparentemente, observadas algumas irregularidades orbitais de Sirius B em torno de Sirius-A, sugerindo a existência de uma diminuta terceira estrela. Actualmente, com os meios ao alcance, a ciência nega a sua existência mas…., futuramente, observando-se ou detectando-se hipotético astro, algum crédito merece a crença ou ciência que foi sendo transmitida secreta e oralmente pelos antepassados do povo Dogon do Mali que, astronautas humano-répteis Nommos, surgidos na Terra à aproximadamente 6 mil anos, oriundos de um planeta do sistema solar Sirius B, lhes deram conhecimento da existência de uma estrela anã vermelha, Emme Ya ou… Sirius C, com apenas um planeta em órbita :)

Foi com grande satisfação que neste sábado, pela primeira vez, muitos de nós amadores resolvemos pelo Obsession de 15” do Alberto a estrela dupla Sirius, com uma pequena mas útil fita preta de plástico a deslizar na ocular e ocultando lentamente o brilho emitido por Sirius-A. O sugerido pelo Prof. Guilherme de Almeida resultou e a separação da dupla até pareceu fácil. Os meus agradecimentos.

O meu desenho da estrela dupla Sirius observada na Atalaia:

Depois…, a observação do bonito alinhamento Marte-Lua, de Saturno, da nebulosa M42/43 em Orion, do enxame aberto NGC 457 (o ET), de alguns relevos e depressões lunares, nomeadamente, segundo o Alberto, de Valis Schroter e Aristarco e da resolução, entre outros, dos sistemas estelares, Algieba, Cor Caroli, Castor, Mizar e Trapézio pelo meu refractor 120mm.

Finalmente…., como os saldos de fim de época de… astros da “feira” semanal Atalaica estão a esgotar (no sábado anterior ainda existiam muitos cometas, galáxias, asteróides, exo-planetas, etc. mas…, neste, já se notou mais a procura do que a oferta:), há que aproveitar, com… céu escuro e com luar, antes da construção da estação do TGV terminal, no rectângulo que, diplomaticamente, nos vão permitindo usufruir ou… “okupar” para observação dos astros e, muito perto, do futuro aeroporto internacional :)

Até breve e obrigado a todos.

Sem comentários: