domingo, 13 de janeiro de 2008

Atalaia 12/Jan e sua 1ª. Festa Astronómica 2008


Prevendo um interregno entre nuvens e chuva, compareceram em 12/Jan/2008 na Atalaia-B, aproximadamente 2 dezenas de “sectários” da astronomia amadora e do convívio que o Observatório, a céu aberto, costuma propiciar: Alberto, Alcino, Alfonso, Filipe Alves, Francisco, J.Gregório, João L. Pedro, L.Carreira, L.Campos, L.Evangelista, L.Martinho, L.Santo, Mariana e seu pai, e ainda M.Gerhart, R.Tripa e outros Srs. cujos nomes não me lembro.

Tal previsão não pecou por gorada, porque o céu…, com periódicas e insignificantes nuvens passageiras, alguma humidade fruto da evaporação aquífera diurna e outras ascensões que, até às 2 da manhã de 13JAN, se abateu ou “baptizou” para o ano de 2008 os astrónomos amadores referidos e seus equipamentos astronómicos, prendando-os também com sua razoável estabilidade, digo.. pouca turbulência, com magnitudes norte, este e zénite entre 5,5 e 5,8, sul e oeste entre 3,5 e 4,5 (estas para esquecer devido à luminosidade captada, no grande Observatório com tecto totalmente aberto, das… urbes da península e da margem norte do Tejo),… permitiu extrair-lhe em visual e fotos as imagens pré-requeridas ou quase.

Foram muitos os equip. astronómicos transportados para o local: - telescópios, por diâmetro das suas objectivas, de 15”, 12,5“, 12” , diversos de 8, 6, 5, 4 e 3 polegadas, conjuntos câmaras-portáteis-acessórios. Os meus sinceros parabéns à pequena mas “fadada” ou futura grande astrónoma Mariana pela prenda que recebeu do Oriente, com passagem pela Lapónia!!? e... Alhos Vedros, do reflector com montagem Dobson de 8”. Que os presentes, o seu contentamento quando observa os astros e não só, a sua inteligência e bem-estar nunca lhe faltem.

Muitos foram também os objectos observados, destacando, contudo ou… quase, a neb. planetária Esquimó, NGC 2392, as nebulosas de emissão de Orion, M42/M43 com 6 estrelas no trapézio e M78, o duplo enxame aberto de Perseu, NGC 869/NGC 884, os enxames abertos M44, M45 (este com alguma nebulosidade terrestre que, periodicamente, o tornava mais jovem:), o NGC 457 (o tal de ET ora acordado ou equilibrado verticalmente, ora deitado em posição suspeita!:), as galáxias espiral e irregular da Ursa Maior M81 e M82, o nosso grande satélite objecto de grandes observação e estudo de astrónomos e outros cientistas, em crescente e próximo do horizonte, e os planetas Saturno e Marte.

Interessante foi também o enigma apresentado por alguém para eu, o L.Carreira, o J.L.Pedro, a Mariana e o seu pai, de uma vez por todas resolvermos, sobre a hipotética origem ET do “actual” povo africano Dogon do Mali. O insucesso desta vez bateu-nos à porta por falta de meios ópticos e outros equipamentos detectores da estrela anã vermelha companheira de Sírius, Emme Ya ou Sirius-C, porque sem ela, tudo… como dantes ou quase! Oportunamente numa viagem a África para visitarmos o povo Dogon, que… alguns amigos creio, de bom grado, nos patrocinarão, prometemos decifrar tudo e ainda mais..., trazendo alguns amuletos e pedras semi-preciosas que poderão permitir ler isso e... ainda mais longe :)). Enfim…, outras conversas interessantes, boas observações e a boa disposição voltaram a reinar.

Ainda…: ainda não é desta vez que vos apresento imagens celestes para abrilhantar os meus vulgo “famosos” relatos porque, por inércia ou falta de jeito para fotos, a recém adquirida máq. fotográfica 350D ficou em casa a descansar.

Finalmente…, quem desejar, aproveite os saldos de quase fim de época de... astros (há de tudo, cometas, asteróides, exo-planetas, etc. :) da “feira” semanal da Atalaia porque, a curto/médio prazo, com a construção do novo aeroporto, a festa rumará para outro espaço algures na Serra da Arrábida ou grande Alentejo !

Até breve.

Sem comentários: