quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Atalaia 26/Jan e sua 3ª. Festa Astronómica 2008

RELATO DA MARIANA da OBSERVAÇÃO na ATALAIA em 26/JAN/2008 :

"" Desta vez chegámos um pouco tarde à Atalaia, aí por volta das 10 da noite. Mal chegámos apontei directamente para a nebulosa de Orion. Cumprimentamos os presentes. Estavam ao todo umas 13 pessoas, eu e o meu pai, o Francisco Gomes, o Alberto Fernando, o João Luís Pedro; o João Gregório, o José Ribeiro, o Filipe Alves, o Paulo Pina, o Marcelo Gracias, o Rui Tripa, o Hugo Silva e o Rogério Ferreira...............

No telescópio do Alberto Fernando estava-se a tentar ver a Sirus b, com uma técnica muito especial chamada o white dwarf revealer xD (isto é uma fitinha, com que se bloqueava o brilho de Sirius, e assim era possível ver a sua companheira). Depois observámos Saturno, tanto no Obsession do Alberto Fernando como no nosso Dob 8".


Entretanto eu fui a para ao pé do José Ribeiro, que estava a espectrografar,que é das áreas da astronomia que mais me fascina. É incrível a quantidade de informação que se consegue extrair da decomposição da luz, a classe espectral, a composição química, a velocidade radial, a distância, a velocidade relativamente a nós, a intensidade dos campos magnéticos, a abundância do elementos, a composição do meio interestelar, a estrutura do sistema estelar (e com isto se existem planetas extrasolares no sistema ou não).


Bem...aqui a je..esteve a a "ajudar" o José Ribeiro (sim porque eu atrapalhei mais do que outra coisa-9 e a bombardear o senhor com perguntas a que ele respondeu com muita paciência). Ele estava a tirar o espectro da Pleione, uma estrela Be que pertence ao enxame das Pleiades. As estrelas Be são estrelas que estão a rodar tão rapidamente que estão à beira de ruptura, à sua volta existe um disco de acreção, que está a emitir radiação. Assim no espectro delas é possível detectar linhas de emissão. O estudo dos diferentes espectros da estrela, permite mapear o disco (porque este não é homogéneo), quando há mais matéria verifica-se uma maior intensidade nas linhas de emissão.


Fomos para casa (a pedido de familiares cheios de sono) por volta da meia noite e meia.......
............... Mariana ""

Sem comentários: