segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Atalaia - 19-12-2009


A passada noite de sábado na Atalaia, ficou caracterizada pelo frio intenso que se fez sentir, bem como a ausência de humidade.
Cheguei ao local por volta das 22:30 encontrando-se o recinto já muito bem composto com muita gente e vários telescópios.

O frio fez das suas na duração das baterias e bem cedo a minha Heinhel portátil ficou a piscar, apesar de a ter carregado durante todo o dia. Na próxima vez, já sei que deverei proteger a bateria com um resguardo para evitar a acentuada perda de eficiência.

Fui para o recinto de observação acompanhado da Meade LXD75 e do tubo SN10" e ainda tive umas belas vistas do céu, tirando proveito da farta e suficiente abertura para o tipo de céu que se tem actualmente na Atalaia.

Como pontos altos da noite, refiro a observação de espectros de estrelas em gama de Cassiopeia e em Orion (M42), através de um filtro especial (espetroscópio) montado numa ocular no Obsession do Alberto, que junto com o José Ribeiro, tentavam captar o interesse nesse tipo de estudos da luz das estrelas. É uma visão muito interessante, a observação visual da decomposição das linhas de absorção da luz das estrelas, desta forma única e simples. Gostei. Também gostei muito de ver a M42 totalmente cheia de detalhe na grande abertura do Merak 18" do Paulo Mesquita, bem como no Meade 10" do Luis Evangelista e no C8 do Ahlberto. O Mak do Francisco Gomes, naquela montagem giro, dá sempre boas imagens de Marte. Ainda espreitei pelo Mak do Eduardo Miranda e por um pequeno ETX75 que penso pertencer ao Luis Ramos. O Rui Branco e o Luis Campos tinham os equipamentos a captar fotões em longas exposições e havia mais pessoas noutros telescópios e em animadas conversas.

Ainda tirei bastante proveito da noite, tendo observado com o SN10 os planetas Marte e Saturno e bastantes galaxias e algumas nebulosas e enxames; M31/M32/M110 em Andromeda, M42 em Orion, M46 e NGC2438 em Puppis, M81/M82 na Ursa Maior, M65/M66 e NGC 3628 no Leão (o célebre Trio de Leão) e M95/M96 e M105 no Leão. O céu estava com um contraste muito pobre, não sendo estes tripletos no Leão observados com grande contraste.
Foi em suma uma noite muito fria, mas agradável, tendo saído do local perto das 02:15.
Aqui ficam algumas imagens tiradas captadas com a reflex digital.

Sem comentários: