sábado, 12 de dezembro de 2009

Atalaia - 11-12-2009


A observação nocturna na Atalaia, ontem dia 11-12-2009, ficou assinalada pela data em si "onze do doze"! Bem visto, foi também "doze do doze", pois já sai de lá "hoje". Na quarta-feira 12-12-2012, espero estar lá também para observar e celebrar o céu e a camaradagem. E camaradagem foi o que encontrei na noite passada, além da boa disposição e espontâneo partilhar do local e de conhecimentos e experiências.


Cheguei já perto da 21:30 e o local já estava bem povoado, como o pessoal a armar as montagens e telescópios.
O céu estava atravessado de filamentos de nuvens, sobretudo a Oeste, deixando livre um grande zona de Sudoeste a Nordeste. Orion já estava alta e havia muita coisa para observar.
A noite apresentou-se muito húmida também e um pouco fria, quando cerca das 23:30 começou a soprar um vento ligeiro e gelado.


Levei para observar, a Meade LXD75 e o SkyWatcher Maksutov 127mm e testei nele a nova diagonal dieléctrica da William Optics, tendo dado descanso ao SN10, depois do banho de humidade da noite anterior. Fiz tambem testes com a nova objectiva Samyang 8mm F3.5 Fish-Eye CS, na Canon 350D.


Após alinhar a montagem e equilibrar o tubo e alinhar o autostar, dei um chuto na bateria Einhel e esta desligou-se. Tinha um fusível de 15A e fiquei em blackout. A sorte foi o Rui Branco ter um fusível de 10A sobressalente e mo ter dado. Obrigado Rui.

Fiz a montagem do Kendriks e das fitas aquecedoras na ocular e no buscador e muito úteis foram, só que drenaram a bateria, que já não levava carga à uns meses e já perto do fim da noite o controlador desligou.



A noite ainda mostrou muita coisa, quer nebulosas em Orion e no Touro, enxames de estrelas no Cocheiro e no Caranguejo e galáxias na Ursa Maior. O planeta Marte também deu umas vistas definidas, mas não com muito detalhe. Ainda observei algumas estrelas duplas usando a funcionalidade do catálogo de busca do Autostar.

Foi uma noite em suma muito interessante e foi bom conhecer alguns companheiros do hobbie, com quem normalmente só trocamos mensagens nas listas e fóruns. A vivacidade do Francisco e do Paulo Mesquita é sempre uma maravilha de assistir. E claro, fiquei muito contente com a objectiva Samyang 8mm, deixando aqui fotos tiradas com ela.

Sem comentários: