domingo, 25 de maio de 2014

AstroCoruche - 24 de Maio de 2014‏

Aqui ficam imagens do encontro anual habitual, antecedido de jantar. Foi uma optima noite de observação em muito boa companhia.
Desta vez desloquei-me para o local do encontro com o Francisco Gomes e fomos brindados com uma optima noite de observação e imensa gente e muitos telescópios.
Observando nalguns Dobsons que por lá se encontravam de 10", 12" e 18" tive belas imagens do céu, desde enxames de estrelas (M3, M4, M80) e galáxias (M51, M81, M82, M97,  M101, M108) a algumas nebulosas clássicas (M8, M17, M27) e claro o belo planeta Saturno e ainda Marte.
No Maksutov do Hugo Silva tive a visão de um belo Saturno assim como no 12" do Paulo Sanches e no refractor do Paulo Pina.
Claro que o telescópio sensação foi o 18" do Anselmo Dias, pois digamos o que dissermos, abertura é abertura. E observar um enxame globular ou aberto naquele canhão é de tirar a respiração.
A via láctea era bem visível naquela céu escuro apesar de alguns candeeiros estragarem um pouco a qualidade do céu. E nunca tinha visto tanto avião a cruzar os céus como nesta noite. Talvez fruto da final da liga dos campeões ou talvez fruto dos tempos.
Excelente organização do Jacinto Castanho a quem agradeço esta iniciativa pois a divulgação da astronomia amadora é muito louvável.












Sem comentários: