domingo, 25 de outubro de 2009

Atalaia 24-10-2009 (IYA2009 - Galilean Nights)


Na sequência do evento mundial da Internation Year os Astronomy IYA2009, Galilean Nights, juntei-me no passado sábado aos colegas astrónomos amadores na Atalaia, numa noite que prometia observação limitada do céu, dadas as previsões atmosféricas locais serem fracas. Mas uma boa aberta ainda deu para observar bastante e para o ameno convívio. Juntei-me no local ao Francisco Gomes, excelso anfitrião do local, Carlos Tenente, Catarina, Filipa Pimentel, Inês Soares, Luís Evangelista, Luís Ramos, Pedro Martins, Rodrigo Cunha, Rui André, Rui Branco, Rui Rebelo, Susana Tavares e Tiago Correia.

A noite para mim, foi um pequeno desastre, tendo acontecido o impensável e o que se julga que nunca nos acontece a nós.



Tendo chegado já por volta das 22:15, com o pequeno SW Maksutov 127mm e a montagem LXD75, após ter cuidadosamente nivelado o tripé da montagem, e montado o pequeno tubo na LXD75, aconteceu o impensável. O tubo caiu ao chão inexplicavelmente, tendo-se partido a diagonal. Mas, milagrosamente, o tubo não ficou danificado na queda de 1m de altura. Devo ter apertado a dovetail em posição incorrecta na LXD75 e ao dirigir-me ao carro para pegar mais acessórios, este soltou-se devido ao peso e caiu. Felizmente o solo é areia fofa e amorteceu a queda, tendo o tubo inexplicavelmente mantido a colimação dos espelhos e mostrado imagens bastante boas.
Agradeço ao Francisco Gomes, por ter tido a boa ideia de levar uma diagonal extra, que me emprestou, permitindo assim que ainda tenha aproveitado a noite de observação.

De seguida, ao equilibrar o tubo na LXD75 com o contrapeso, salta-se a tampa da objectiva do Maksutov e cai no chão com espalhafato. Felizmente também não se danificou.



De seguida, como tinha elevado mais o tripé, o cabo de ligação da LXD75 à estação de energia Einhell, ficou enleado na barra do contrapeso e esticada derruba a estação, que imediatamente se desliga e não funcionou mais. Mais tarde, em casa, verifiquei que foi o fusível de 10A que se quebrou. Felizmente tinha levado o pack de baterias da Meade e pude ainda utilizar a montagem.

Como a noite estava muito húmida, as oculares ficaram embaciadas e não pude observar tanto quanto gostaria, já que não pude usar os desembaciadores devido à estação de energia estar inoperacional.

Mas, após todos estes infortúnios, ainda pude ter boas vistas da Lua, Júpiter e vários objectos no céu, desde galáxias a enxames de estrelas.
A atmosfera estava particularmente estável e a observação de Júpiter com a ocular Zoom Baader Hyperion, estava espectacular, podendo-se ampliar bastante e observar muito detalhe no disco do planeta.

A desfocagem de estrelas foco-in/out mostrou que o pequeno Maksutov ainda apresenta as estrelas com os discos de Airy totalmente concêntricos, apesar do trambolhão.

Os objectos cujas vistas ainda pude desfrutar, foram a galáxia de Andromeda, M31, M32 e M110, as duplas Albireu, bonitas no seu amarelo e azul, M27, NGC884/869, M1, M35, M36, M37, M33, M42, M43.



As vistas no Meade 10" do Luís, com as oculares de grandes campos, eram mesmo muito boas, mostrando como estes telescópios combinam bem com os grandes campos aparentes nas oculares.

Por volta da 01:00 a humidade venceu e deixei de poder usar o pequeno Mak e aproveitei as boas vistas da noite, raiada de pequenos meteoritos.

Já por volta das 02:00, com o nascer de Marte e de Procyon e Sirius, foi tempo de arrumar tudo e rumar a casa.

Destaco da noite, a visita de muita gente curiosa e da magnífica assistência do nosso anfitrião, que se desdobrou em explicações das constelações e nos pontos de interesse no céu e claro, a boa conversa.

2 comentários:

Filipa disse...

Que lindo aquele telescopio laranjinha !! Teve direito a uma foto só com ele e tudo :D

Ulisses Martins disse...

O laranjinha mal se ve na foto... mas ok, merece distinção. ;-)