segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Atalaia 25-10-2008


Com vista a aproveitar a noite de Lua Nova e que se apresentava de céu totalmente limpo, apesar de ser tarde cheguei à Atalaia já se encontrando o recinto bastante cheio de carros e pessoas com equipamentos diversos, encontrando-se uns dedicados à astrofotografia e outros à observação visual, como é habitual. 
A noite apesar de não ter Lua, estava especialmente clara notando-se uma degradação crescente do céu que já não possui o contraste a que nos habituou à anos atrás. 
Fui para o recinto acompanhado da montagem LXD75 e no tubo Newtoniano de 8" e notou-se claramente que a turbulência não iria dar tréguas e assim foi apesar da humidade ser bastante reduzida. 
Passeei pelo céu nas constelações habituais visitando os objectos que são sempre um regalo observar, como o enxame duplo NGC884/869 e a nebulosa planetária em Perseu (M76 Little Dumbbel), a galáxia de Andromeda (M31), os enxames de estrelas no Cocheiro (M36, M37, M38) e em Gémeos (M35), as galáxias na Ursa Maior (M81/82 e M108 e a planetária M97), a nebulosa planetária na Lira (M57 Ring nebula) e claro em Orion a grande nebulosa (M42) e no Unicórnio alguns enxames e a nebulosa NGC2261. 
A noite foi especialmente interessante pelo convívio sempre muito agradável com amigos e companheiros de observação e por ter sido particularmente povoada de grandes bólides que riscavam o céu de tempos a tempos quase em todos os quadrantes. É uma actividade sempre bonita de presenciar dada a curta duração de cada passagem e o breve rasto colorido que por vezes fica a testemunhar a sua passagem.

Sem comentários: