sábado, 5 de abril de 2008

A solidão ás vezes é boa companheira

Esta Sexta-feria, a minha bussola tomou a rota da Atalaia. Com a chegada de pior tempo para este Sabado pensei que hoje seria o melhor dia para mais uma saida astronómica. Dos participantes desta noite para meu espanto, fui só eu. O céu esteve limpo no pouco tempo que lá permaneci mas a sua transparencia não estava boa. A temperatura era de uma noite de Verão Aproveitei para testar algum equipamento novo e afinar alguns pormenores que já algum tempo andavam pendentes. Com o local tão calmo, deu para sentir a fauna local, entre alguns piares de corujas, Cães e Relinchos de Cavalos, passei o tempo a revisitar alguns objectos astronómicos. Levei o meu pequeno ED80, que como sempre me maravilhou com as suas vistas. Do que vi, os que mais me agradaram foram a M81 e M82, as minhas preferidas de á muito tempo, a M46, M42, M1 estava tão sumida que dificilmente se percebia e algumas estrelas duplas. Estive bastante tempo deitado sobre o capot do carro apenas a deliciar-me com o que me rodeava á volta e sobre mim, estamos em tempos de mudanças e provavelmente este céu que temos tão próximo de Lisboa com o tempo vai desaparecer e teremos de rumar a novas paragens.

Luis Evangelista

1 comentário:

Ulysses disse...

Ola
Foi pena nao ter sabido, pois teria dado lá um salto tambem.

Abraços
Ulisses