domingo, 22 de agosto de 2010

Lagoa de Albufeira, 21-08-2010

Foi de facto uma noite muito agradável, com muita rapaziada amiga e a habitual boa conversa e boa companhia (Francisco Gomes, Paulo Mesquita, Carlos Tenente, Filipa Pimentel, Rui Branco, Carlos Alberto, Luís Ramos, Rodrigo Cunha e um casal de visitantes).

Com a montagem MEADE LXD75 e o Catadioptrico Maksutov Sky-Watcher 5", ainda tive belas vistas da Lua e de Júpiter cujo detalhe era surpreendente, vendo-se perfeitamente detalhe nas bandas e a grande mancha vermelha. Usei unicamente a ocular Baader Planetarium Hyperion Zoom 8-24mm e realmente faz-se a festa espectacularmente sem andar a mudar de ocular permanentemente para obter diferentes amplificações. O pequeno Mak 5" não pára de surpreender pelas belas vistas que fornece nestas noites com a Lua iluminada a 93%. Ainda observei imensos objectos, que sem o Go-To nem me dignaria a tentar localizar numa noite com tanta luz; M3, M13, M92, M57, M31/M32, M34, M15, M27, o enxame duplo de Perseu e Albireu. A configuração dos quatro satélites de Júpiter estava muito interessante com Io e Calisto juntos e com este ultimo fora do plano formado por Ganimedes, Europa e Io.
Ainda tive oportunidade de espreitar pelo binoculo jumbo do Paulo Mesquita, suportado num belo tripé de madeira e só posso dizer que é uma boa alternativa, embora bastante cara (º_º), para observar em noites destas de observação ligeira com muita Lua.

No final da noite, a visão de Júpiter no 14" do Luís Ramos com uma binocular, foi simplesmente divinal. Posso dizer seguramente que nunca tinha observado numa ocular (em duas) o planeta com tanto detalhe e cor. Viam-se imensas bandas de deferentes tonalidades e era possível observar os diferentes vórtices de tempestades, além da enorme mancha vermelha que parecia dar textura ao planeta. Nunca tinha visto nada assim e esta imagem ficar-me-á gravada para comparação com futuras vistas do planeta.

Sem comentários: