segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cunjunção em 06-07-2008

Ontem, na noite de 06-07-2008, fui brindado com este alinhamento de Saturno, Marte e a estrela Régulus (alfa de Leão), precisamente com a magnífica presença da Lua, na constelação do Leão. Mostro aqui alguns enquadramentos, obtidos da janela de casa em Setúbal, com a Canon EOS 350D e a objectiva Sigma 70-300.






domingo, 6 de julho de 2008

Sábabo, 5/JUL/2008 - Mais Atalaia no seu Melhor !

Pensando, mais uma vez, ser o único a usufruir das observações dos astros do céu muito transparente e pouco turbulento da Atalaia, foi com agrado que neste sábado quando cheguei por volta das 22:30, encontrei outros entusiastas. Em 5/JUL/2008 estiveram no local 8 observadores.

Quando apareci, reparei logo existir animado e salutar ambiente de convívio, enquanto observavam e fotografavam e, como amigo dos patrícios, romanizei-me ou passei logo também a disfrutar do excelente clima astronómico.

Faço referência, 1º à presença de duas jovens astrónomas amadoras, habituais observadoras no local e, creio, futuras contribuidoras deste blog; sinceramente que gostei de ver como digitavam com mestria os comandos do seu telescópio Smith-Cassegrain 8” para encontrar os objectos celestes do seu agrado. Parabéns às duas e desejo que encontrem neste hobby a realização ou diversão que mais procuram, enquanto astrónomas. Depois à presença de um meu homónimo, já autor e que em tempos relatou muito bem neste blog; com o seu telescópio Smith-Newton 10”, exactamente igual a um que possuo há 3 anos e com o qual nunca observei, gostei de ver um excelente Júpiter e suas quatro luas, 2 delas parecendo uma estrela dupla ! A seguir a um casal e sua filhota (penso que esta já abandonou o hobby, menosprezando o convívio e... também as observações :), habituais observadores do local e a seu telescópio reflector 8” em montagem Eq. bem exposto para as astrofotos; é sempre um prazer encontrá-los no local para partilharmos um pouco de tudo, dentro desta actividade dita amadora. Finalmente à presença de um novo mas velho frequentador destas lides e do local; a sua presença, experiência e contribuição é sempre uma mais-valia dentro deste hobby, enquanto observador, astrofotógrafo e comunicador. Obrigado a todos, gostei de estar no rectângulo atalaico.

Neste sábado experimentei o meu novo refractor curto acromático, 120mm f/5, na montagem Giro 2DX. Verifiquei, com agrado, que o chromacor nessa luneta também resulta (+/-) satisfatoriamente, embora não tanto como noutra que possuo, 120mm f/8,5, mas como ambas se destinam a diferentes fins, estou muito contente com as duas ! Ou seja: a f/8,5 para simples observação de estrelas duplas, planetas, algumas nebulosas e pouco mais e a f/5, a curto prazo, para aliar à máquina fotográfica Canon 350D e tentar algumas fotos pouco trabalhosas de grandes campos estelares e, porque não, também utilizá-la em simples observações. Com a luneta f/5+chromacor, gostei de observar Júpiter e suas luas a 100x, dentro de um grande campo aparente e com ligeira aberração cromática e, sem aquele acessório e com mais brilho, várias galáxias, nebulosas, enxames abertos e grandes campos estelares a 50x, 25x e 20x, respectivamente.

Além de Júpiter, da habitual maratona pela Via Láctea, do trio galáctico M31, M32 e M110, das galáxias M81, M82, das nebulosas M8, M17, M27, M57, do duplo enxame de Perseu (NGC 869 e NGC 884), do enxame Borboleta (M6) e, claro do de Ptolomeu (M7), muitos outros objectos foram observados. Referência ainda para a observação de algumas estrelas duplas e múltiplas, das quais deixo 3 “exemplos” do que em tempos desenhei e, neste sábado, bem observei, Epsilon Lyr, Albireo e Cor Caroli:




Saudações astronómicas e até breve.