domingo, 18 de outubro de 2009

Pego do Altar: 17-10-2009 (IYA2009)



Na noite de sábado, 17-10-2009, fui pela primeira vez ao grande encontro na barragem de Pego do Altar, perto de Alcácer do Sal.
O ponto de encontro foi no largo Luís de Camões no centro de Alcácer do Sal e após algumas cervejas numa esplanada, partimos depois em caravana, oito carros, até ao local na barragem. Entre muitos outros, que não fixei o nome, alem de mim, estiveram presentes: Mariana Vargas, Vitor Vargas, Francisco Gomes, Ema Gomes, Andreia Gomes, Joaquim Rosa, Ana Sousa, Rui Branco, Filipa Pimentel, David, Iolanda Cunha, Rodrigo Cunha, Eduardo Durao.



O local escolhido é amplo e o céu é muito bom, apesar de a noite não estar particularmente limpa e haverem nebulosidades, em especial na zona Oeste, que por vezes cresciam e se confundiam com a Via láctea.



Após montagem do Orion SkyQuest XX12 Intelliscope, desfrutei a noite observando imenso objectos, que com as oculares Baader Zoom Hyperion e a TeleVue Nagler T4 12mm, davam imagens espantosas. Destaco os bonitos enxames e as nebulosas. Dei particular atenção às nebulosas planetárias e a Veil Nébula (NGC 6960, 6992, 6995) e a Orion Nébula (M42/M43) estavam de sonho, com o filtro Astronomik OIII.
A humidade deu mostras da sua presença e tive que instalar e estrear o sistema de desembaciamento Kendriks.

Por volta da 02:00, o sono e o frio venceram-me e arrumei o material e rumei a casa. Foi uma boa noite, a repetir com outra Lua Nova.

(Creditos: Imagem de Rui Branco)

Sem comentários: