domingo, 20 de setembro de 2009

Atalaia 19-09-2009 - Noite dos grandes telescópios - (IYA2009)

Ontem ainda arrisquei e fui lá à Atalaia, para participar na Noite Dos Grandes Telescópios, apesar do céu estar cheio de nuvens.

Fui já pelas 22:30 e aquilo estava cheiíssimo de carros e mal consegui lá colocar o meu. Quase toda a gente estacionou no limite Norte do terreno e no caminho junto à cerca, ficando a zona Sul do terreno sem carros e depois não se conseguia entrar para o recinto. Mas também, fui dos últimos a chegar... e estacionei junto à estrada no limite do terreno logo após a curva.

Estava lá imensa gente, destacando dos conhecidos, o Francisco Gomes (Dobson 10"), o Rui Tripa (refractor), o Luis Evangelista (refractor), o Anselmo Dias (Obsession 18"), o José Ribeiro (Obsession 18"), o Alberto Fernando (Obsession 15"), o Luis Carreira, o Alfonso Portela, o Miguel Claro, o Carlos Gouveia, a prof. Maria Natália e o Paulo Mesquita e a filha Lara (com o telescópio surpresa, que afinal é o unico Merak de 18" existente), o Rui Branco e a Filipa Pimentel, o David e a Iolanda, o Rui André (10" Orion c/ Intelliscope), o Carlos Pereira, o Carreira Martins, o Eduardo (que me comprou o Dob 8") e muita mais gente que pode ser listada aqui no divertido relato da Filipa e do Rui: Noite dos grandes telescópios.

Lá montei o novo Orion SkyQuest XX12i e tive um pouco dificuldade a montar em cima dos truss o suporte do espelho secundário. O Luis Evangelista deu uma boa ajuda. Em casa é muito fácil fazer a montagem, mas às escuras é mais difícil. Na próxima vez, tenho que ir para lá mais cedo ou treinar mais em casa.

Alinhei o XX12i por Vega e Capela e à primeira ficou um erro Warp-Factor de +1.0 (A Orion aconselha no máximo +/-0.5...). Depois realinhei com Altair e Capela e obtive W-F=0.4. Ainda não é perfeito e nem sempre fica o objecto na ocular. Já vi que no alinhamento, as estrelas têm que ficar mesmo, mesmo, mesmo no centro...

Estreei lá a Baader zoom hyperion 8-24 e é um espectáculo.

Claro que com a nuvens não deu para observar quase nada. Mas ainda tive um Júpiter espectacular. Vi só a M31+M32+M110 (em Andromeda), a M27 (Dumbel na Raposa) e o NGC 436 (ET em Cassiopeia). O espelho levou uma meia hora a arrefecer e no final quando vim, por volta das 02:00, estava com a ocular e o secundário embaciado... Não sei como irei resolver isso, mas tenho que colocar lá uma resistência, pois neste telescópio não dá para colocar dew-shield e o secundário está muito a mercê da intempérie. Veremos.

Veremos se para a semana está um céu melhor para poder testar bem o telescópio.

Sem comentários: