domingo, 23 de agosto de 2009

Barragem da Vigia/Redondo 22-08-2009 (IYA2009)

Aqui ficam os registos obtidos na noite de sábado para domingo, no mega encontro astronómico de astrónomos amadores, junto à barragem da Vigia, no Redondo, no qual estiveram presentes largas dezenas de pessoas e inúmeros instrumentos de observação. Do pessoal meu conhecido com quem contactei, posso citar o Joaquim Rosa e a Ana Sousa, o Paulo Mesquita, o Francisco Gomes, o Rui André, o Luis Campos, e a professora Natália. A totalidade dos participantes pode ser consultada em Lista de 64 presenças registadas na AstroMania do Redondo


O céu nunca esteve completamente escuro, dada a altura do ano, mas era bem vincado pela presença majestosa da Via Láctea, salpicada de inúmeros objectos para observação, que é aqui impossível de listar, bem como foi sendo sucessivamente cruzado por inúmeros meteoritos, tendo muitos deles suscitado longas exclamações da parte dos sortudos que alternadamente e mais ou menos de forma constante os iam visualizando.


Acompanhado da montagem LXD75 e do Newtoniano 8" e da Canon 350D, ainda deu para regalar o olho, tendo também espreitado nos telescópios do Joaquim Rosa e Ana (SW 120/600 mm) e nos LB 12", no SW 120/1000mm e no SW Mak 127/1500mm do Francisco, tendo obtido vistas espectaculares do céu.


Devido à minha racional falta de paciência para alinhar de forma perfeita a montagem, esta esteve sempre bastante desequilibrada no seguimento do céu, tendo isso sido bem documentado na má qualidade das fotos obtidas, cheios de arrastamentos.
A minha recusa em andar acompanhado de laptops e baterias e softwares de seguimento e enfadonhos programas de empilhagem de imagens, não me deixa registar mais do que simples frames do género olhar e disparar, com a Reflex colocada no foco primário do tubo óptico. Mas, fica aqui o registo do céu quase em bruto e em estado muito amador, mas que também vale mais por isso mesmo.






























2 comentários:

Anónimo disse...

Ola amigo ulisses.Posso usar as suas fotos no meu facebook?Sou o carlos pereira(ahlberto) e estive no redondo com o mesquita.
abraço

Ulisses Martins disse...

Olá Carlos
Podes sim, sem problema.
1 Abraço