sábado, 15 de agosto de 2009

Atalaia 14-08-2009 (IYA2009)



Com vista a aproveitar o céu que se apresentava limpo na noite de ontem, pela primeira vez numa dezena de anos fui para a Atalaia sem levar um telescópio. Fui fazer companhia ao Rui André e ao Francisco Gomes, estando o céu poluído mas com a Via Láctea razoavelmente visível. A sessão de observação foi dominada por Júpiter, que se encontra na constelação de Capricórnio, pela Lua em fase a 36% e por diversos testes de observação no refractor SW 120mm do Francisco, equipado com o William Optics Binoviewer e várias oculares.


A noite foi quente e bastante populada de mosquitos e o céu esteve muito bom, para o local e altura do ano, apresentando alguma estabilidade que permitiu ver muita coisa.



As luas de Júpiter Io e Europa estavam muito juntas e foi interessante observar no refractor ao longo da noite a sua dança e afastamento progressivo, passando de um ponto luminoso a dois pontos que se afastavam progressivamente. Fica aqui a simulação no SkyMap.


Ainda se assistiu ao aparecimento de Marte que se encontra na constelação de Touro, a 254 milhões de quilómetros da Terra, mas o seu disco mínimo não tem qualquer interesse de observação nesta altura, a não ser pela sua cor única.


A noite foi de boa observação, boa conversa e boa bebida. Terminou lá pelas três e tantas da manhã quando abandonámos o local.


Sempre acompanhado da Canon 350D e do tripé e objectivas 28-105 e 70-300, ainda fiz os bonecos da praxe.

Sem comentários: