domingo, 21 de junho de 2009

Atalaia 20-06-2009 (IYA2009)

A ida à Atalaia na noite de sábado passado, foi mais uma daquelas que como sempre me trouxe mais umas emoções, não só pelo ar do campo, como pelo brilho do céu nocturno salpicado de estrelas realçadas pela Lua Nova.
O local encontrava-se como sempre bem frequentado e acompanhado do leve Newtoniano MEADE de 6" e a LXD75, lá me fiz ao céu, visitando os locais que a poluição luminosa crescente ainda vai deixando ver.
A noite até não esteve nada má para a observação visual e o céu ia sendo cruzado por imenso raios de meteoritos, alguns dos quais que duraram alguns segundos.
A noite foi passada observando Saturno com os seus anéis totalmente de perfil e também Júpiter com as suas bandas e a mancha vermelha fazendo a sua aparição.

No meu telescópio e nos de outros companheiros, ainda fui revendo bastantes objectos.
Os planetas Úrano e Neptuno, no Obsession de 15", davam uns disquinhos muito azulinhos e esverdeados.
Com o Lightbridge 10", no Sagitário e em Escorpião, revisitei imensos objectos que não via há muito tempo.
Ver os enxames globulares naqueles espelhos é outra coisa e o 6" foi rapidamente deixado de lado.


O grande cicerone da Atalaia, ainda fez uma excelente assistência à localização de objectos e desenhos das constelações, apontando o seu laser verde nos céus e fazendo, como sempre, a honra da casa aos visitantes mais novos do local.
O comando da LXD75 ainda me pregou um susto, no final da noite, pois o écran deixou de funcionar, provavelmente por causa da bateria fraca, mas já em casa trabalhou... A ver vamos se não está a preparar-se para avariar...

Sem comentários: