sábado, 30 de maio de 2009

Atalaia 29-05-2009 (IYA2009)

A noite de observação na Atalaia em 29-05-2009 foi uma agradável surpresa, não só pela magnífica companhia, como pela quantidade de objectos que foi possível observar e que já não visitava à bastante tempo.
O local foi visitado por um grande grupo de estudantes de uma escola do seixal, visita promovida pelo professor Luís Lampreia e professora Elisabete, que penso terem divertindo-se bastante a julgar pelo interesse mostrado e pelos seus comentários.

O Paulo Mesquita também fez a sua primeira vista ao local, acompanhado pela sua filha e pelo seu novo telescópio de 12".
O Francisco Gomes, acompanhado pelo seu habitual telescópio de 10" fez as honras da casa ao grupo visitante e com o pointer laser fez um roteiro do céu, que nos brindou com, além a Lua, também com Saturno e Júpiter.
Estavam no local também outros astrónomos amadores ocupados a fazer fotografia astronómica, como o Luis Campos e outros.


Acompanhado do newtoniano de 6" e da LXD75, ainda visitei inúmeros objectos do céu, visitando além de planetas e luas, imensos enxames de estrelas e galáxias e nebulosas, que após a Lua se pôr, ainda escureceu o suficiente para deixar ver muitas belezas em Escorpião, Sagitário, em Cisne e em Hércules e Lira e na Seta e na Raposa e em Pégaso e Andrómeda.
Foi uma noite agradável e saímos do local já passava das 03:30.
Deixo aqui o registo fotográfico efectuado com a Canon EOS 350D.

























1 comentário:

ROBERTO disse...

Maravilha, para os 200 anos da Astronomia.
Abraço