quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Um Trio Lunar a... Eclipsar ! Quarta-feira 26/12/2007



Confesso que até há pouco tempo, os eclipses dos astros não me entusiasmavam; e porquê ? : por muito que tente não consigo uma explicação ! Andava totalmente "desligado", respeitava mas ria-me, sem aversão ou malícia, de quem perdia tempo a observar tais fenómenos ! Eis quando numa noite, com o local quase repleto de entusiastas, observo na Atalaia uma "espécie de... eclipse" com a sombra da Terra projectada na Lua, oiço o latir/uivar dos canídeos das quintas limítrofes quando das fases (sombra crescente e a decrescer), fico contagiado com todo o ambiente de paz envolvente e... passo a ficar fã incondicional desses assombrosos momentos astronómicos !


Em tempos lembrei-me relatar "reinando", repito sem malícia, com esses fenómenos e com quem os observava.

Ver a parte desinteressante desse relato:) :

- "".....Que, com Lua Nova e, ultimamente outras, até velhas, muitos dos bípedes que rumam ao Astronódromo lat. 38,44ºN e long. 8º,48W terráqueas, fazem-no para tentar regressar às origens que os baniram há milénios por anarquismo astronómico, sitas em planetas que orbitaram/orbitam??! binárias de eclipse e cefeidas com luas e eclipses para todos os gostos, aos comandos de naves cilíndricas equipadas com janelas/espelhos-lentes, algumas com motores e molas propulsoras automáticas e semi-automáticas com e sem portáteis-guia e outros males que, penso, eles sabem, justificarão os fins (a alegria contagiante transmitida quando dos eclípses do Sol e da Lua, dá para entender, em alguns, a suas origens eclipsantes :).... ""


Tudo do supra escrito, somente porque...., hoje 26/12/2007, ao entrar no site Portal do Astrónomo e sua imagem do dia, deparei com algo que me tornou “ortodoxo”-fã desses momentos mágicos: Uma imagem parcial do sistema planetário Joviano, obtida pelo telescópio Hubble, com o trio lunar Ganimedes, Calisto e Io a sombrear ou eclipsar o planeta pai Júpiter!

Ficam os meus parabéns à equipa de astrónomos do referido site pela apresentação desta imagem que considero de sonho.

Sem comentários: