terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Observação - Sexta 30/11/2007 – Atalaia com grande entusiasmo astronómico !


Desde tenra idade aficionado pela interpretação com os próprios olhos e outras ópticas de coisas do além que… brilham nos céus, resolvi há aproximadamente 8 anos aderir à comunidade astronómica amadora para enriquecer o meu curriculum e para, quem sabe, com minhas fúteis observações e reportagens poder captar futuros talentos para a astronomia portuguesa :)). Ficam os meus agradecimentos a todos pela confiança depositada !


Então …, juntamente com as fotos da autoria do Luis Campos, passo a relatar:



Nesta sexta-feira 30/11/2007, o rectângulo da Atalaia fervilhou com a presença de 51 observadores habituais e outros não residentes. Foi a minha segunda visita ao local desde que a entrada foi decorada com um grande portão de ferro tendo, da primeira, quando com ele deparei, augurado futuro difícil para muitos astrónomos e da segunda, já conhecedor do malogrado predito, consegui com algumas peripécias estrondosas, o acesso ao famoso rectângulo astronómico.


Quando cheguei ao astronódromo, já lá se encontravam o José Ribeiro a quem cumprimentei e já estava de saída, o Henrique, o Hugo, o J.Gregório, o J.Nuno e o R.Tripa, tendo mais tarde aparecido o Ulisses, o Alberto, o L.Campos, o L.Martinho e um grupo de professores, alunos e alguns familiares.



Os equipamentos astronómicos transportados para o local foram telescópios: 2 de 12”, 2 de 10”, 2 de 8”, e vários de 6”, 4”, 3”; diversos portáteis e câmaras; um binoviewer e outros acessórios.


Enquanto alguns entusiastas se concentraram em extrair ao céu fotos para a posterioridade, outros foram respondendo ao solicitado pelos novos visitantes. Eu e o meu Dobson 10” todo-o-terreno fomos dos mais inquiridos, só lamentando, sinceramente, não ter programado com a eficácia exigida a observação, atendendo à pouca experiência nestas lides dos novos entusiastas, pois penso que baralhei demais a aprendizagem pretendida. Para a próxima tudo correrá melhor, levarei de casa a lição estudada com 4 ou 5 constelações e estrelas, outros tantos objectos do céu profundo e os planetas observáveis.



Ainda sobre o meu Dobson 10”: Finalmente foi testado a 98% ! Atendendo à sua qualidade ou… redução óptica o mesmo, noutras áreas, revelou-se um todo-o-terreno como nunca vi, servindo de telescópio, banco e cadeira de rodas; enquanto alguns alunos por ele observavam outros, incomodamente, nele se sentavam. Para a próxima, se… alguém me lembrar, até poderei “atar” um mealheiro para ver o que cai para sandwiches, pipocas e coca-colas para os professores!! A tentativa poderá não chegar ao "nível" da futura prospecção de ouro negro ou dourado na Atalaia mas… talvez, quem sabe, algo mais… consumível, desprezível ou… comestível :))


Foram indicadas a olho nu aos professores, alunos e seus familiares a localização, disposição, nomenclaturas, magnitudes, etc. de várias constelações, estrelas e planetas e, pelos telescópios, alguns objectos do céu profundo, ex. Constelações, outros: Ursa Menor e estrela Polar; Ursa Maior e diversas estrelas; Cassiopeia, algumas estrelas e NGC 457 o ET; Andrómeda, várias estrelas e M31, M32 e M110; Orion, algumas estrelas e M42/M43; Perseu, várias estrelas e NGC869/NGC884-duplo enxame de Perseu; Touro, algumas estrelas, M45-Pleiades e Mel 25-Híades. Planetas: Lua, Marte e Saturno. Mais tarde, após a saída dos citados visitantes, lembrei-me, por acaso, de pedir ao João Nuno para testarmos o meu binoviewer WO no seu telescópio LB 12” e, surpresa das surpresas, eles mostraram imagens inesquecíveis de Marte, Saturno, Lua, M42/M43, etc.


Finalmente ... , por volta das 2:30, os últimos resistentes regressaram às suas origens para mais uma semana de labor e convívio mas, para a semana, sem nuvens, voltaremos à Atalaia para "ler" mais alguns astros :)


Obrigado a todos e até breve. Voltem sempre, antes da... construção do novo aeroporto !

Sem comentários: