sábado, 17 de novembro de 2007

A Canon 350D e as objectivas EF-S 15-55mm e SIGMA DG 70-300mm



Tendo já há cerca de três meses adquirido a reflex digital da Canon, EOS 350D, com o objectivo de ter uma máquina fotográfica semiprofissional e com grandes capacidades para fotos tanto diurnas como nocturnas, dado o seu sensor CMOS de grande sensibilidade, resolvi agora juntar ao conjunto do corpo e da objectiva EF-S 18-55mm fornecida, uma objectiva SIGMA DG Macro 70-300mm F4-5.6, especialmente tendo em mente conseguir não só fotos de grande campo, mas poder obter fotos mais localizadas e com maior zoom de porções do céu especificas.



Esta objectiva é consideravelmente mais pesada e tem claro um campo muito menor que a original fornecida com a máquina e o seu uso já recomenda um tripé, especialmente para uso em grandes amplificações.





Foi uma surpresa os resultados que tenho obtido e que tenho vindo a testar com agrado, especialmente dado o seu preço de cerca de 150 Euros.


Esta objectiva tem uma grande qualidade e vem fornecida com as necessárias tampas das lentes à frente e atrás e um escudo para protecção contra os reflexos na lente frontal.


O seu uso em modo macro é obtido por combinação dos switchs de zoom em foco manual e do switch macro, que obriga à colocação da distância focal em 300mm pela selecção no anel de zoom e depois a focagem manual é efectuada no anel respectivo.


A precisão de focagem em modo auto-focus é bastante boa e tem uma resposta bastante agradável.


Não notei grande aberração cromática na lente, mas outros testes são necessários bem como espero em breve poder fazer testes com o conjunto em pigi-back na montagem equatorial LXD75 e em céus nocturnos.


Coloco algumas imagens do conjunto e do uso das duas objectivas referidas com distâncias focais crescentes, para teste da sua performance.



As três fotos seguintes foram tiradas com a objectiva Canon EF-S 15-55mm a distâncias focais de 18mm F/10, 35mm F/11 e 55mm F/11, ambas a ISO200 respectivamente.


















As três fotos seguintes foram tiradas com a objectiva SIGMA DG Macro 70-300mm F4-5.6 a distâncias focais de 70mm F/10, 133mm F/8 e 300mm F/8, ambas a ISO200 respectivamente.






Sem comentários: